Ferramenta de Seleção no Photoshop CS4

Ferramenta de Seleção no Photoshop CS4

Vamos aprender a trabalhar com a Marquee Tool ou Ferramenta de Seleção. Ela serve como o nome diz para criar seleções geométricas nos formatos retangular, quadrado e elíptico, são criadas selecionando-se a ferramenta desejada, clicando sobre a imagem e arrastando com o mouse para definir seu formato, pode ser usada para demarcar áreas a serem pintadas, duplicadas ou deletadas, vamos ver então o que podemos fazer com esta ferramenta.
1 – Abra a imagem que você quiser. Eu vou trabalhar com essa que eu tirei de uma rosa aqui no jardim de casa.

2 – Clique na ferramenta de seleção. Observe que no photoshop clicando com o botão direito as outras opções aparecerão.(Tecla de Atalho - Letra M do teclado)





Pressionando a letra M do teclado a ferramenta Marquee Tool será automaticamente selecionada na paleta de ferramentas. Temos, portanto, quatro opções de ferramentas. Para acessá-las clique sobre a ferramenta e mantenha o botão do mouse pressionado, as ferramentas que irão aparecer são:



Rectangular Marquee Tool ou Ferramenta Letreiro Retangular.
Elliptical Marquee Tool ou Ferramenta Letreiro Elíptico.
Single Row Marquee Tool ou Ferramenta Letreiro de Linha Única.
Single Column Marquee Tool ou Ferramenta Letreiro de Coluna Única



Vamos escolher a retangular para essa atividade prática.


Para criar uma seleção basta selecionar uma das ferramentas acima clicar sobre uma área em seu documento, manter o botão do mouse pressionado e arrastar, ao soltar o botão uma marcação pontilhada irá aparecer, isto significa que temos uma área de nosso documento selecionada.
Barra de opções da Marquee Tool.

Sempre que uma das ferramentas da Marquee Tool for selecionada na barra superior de opções aparecerão as possibilidades. Ao passar o mouse sobre os botõezinhos você verá.





Então temos:

Atividade 01. Create a New Selection - Crie uma nova seleção



Com o botão retangular apertado selecione a parte que você quer e arraste. Clicando com o botão direito você terá as opções para trabalhar com a seleção. Você pode redimensionar, inverter a posição, entre outras. Faça de forma que fique assim, como a minha.





* caso você clique em outro ponto sua seleção irá sumir.
* Para mover a seleção tem que clicar na ferramenta Mover
* Para tirar a seleção, clique em selecionar / Cancelar seleção (atalho do teclado Control + D)


Quando terminar de mexer com a imagem, clique em arquivo, salvar como e dê um nome pra sua imagem, DIFERENTE da original. Sempre mantenha sua imagem original intacta para não perdê-la, ok?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Agora teste as outras formas de seleção:
02. Add to a Selection - Adicionar a uma seleção
Ainda com a seleção ativa, escolha a opção adicionar à seleção na barra de opções, você verá que o ícone de seu mouse agora possui um pequeno símbolo de +, crie outro retângulo pegando uma parte da seleção que já existe, isto adicionará mais uma seleção à que já existe.



03. Subtract from Selection - Subtrair de uma seleção
Ainda com a seleção ativa, escolha agora a terceira opção da barra de opções da ferramenta chamada Subtrair da seleção e crie um retângulo dentro da seleção ativa, note que o ícone do mouse agora possui um símbolo de -, isto quer dizer que estamos retirando a seleção de uma área dentro de outra seleção.


04. Intersect with Selection - Intersecção com uma seleção

Ainda com a seleção ativa, escolha a opção na barra de opções da ferramenta chamada Fazer a intersecção com a seleção ou Select the Intersecting Pixels, abra um novo retângulo sobre os já de forma que apenas uma parte dele esteja fora da seleção, esta opção fará com que apenas a parte de intersecção entre as duas seleções fique ativa, deletando todo o restante.


Opção Feather (Difusão)

A opção Feather cria uma suavização nas bordas de sua seleção, quanto maior o valor do Feather maior é a suavização aplicada.



Anti-Alias

(suavizar serrilhado)

Esta opção previne que o preenchimento de sua seleção fique com bordas pixeladas e quebradas.

Marquee Style ( Caixa Estilo)
A caixa Estilo oferece um Menu Drop-Down com três opções:



  • Normal - A opção Normal permite que você crie seleções normalmente sem nenhuma restrição;
  • Proporção Fixa - na opção Fixed Aspect Ratio ou Proporção Fixa quando selecionada cria seleções com altura e largura iguais, ou seja, você irá criar círculos e quadrados perfeitos
  • Tamanho Fixo - na opção fixed size ou Tamanho Fixo com apenas um clique você cria uma seleção, o tamanho é definido nos campos width(largura) e height (altura).


Elliptical Marquee Tool

Ferramenta Letreiro Elíptico

Esta ferramenta cria seleções em forma de elipse e círculos, ao criar uma seleção com esta ferramenta se a tecla Shift estiver pressionada um círculo perfeito é criado.



Rectangular Marquee Tool

Ferramenta Letreiro Retangular

Esta ferramenta cria seleções em forma de quadrado e retangulos, ao criar uma seleção com esta ferramenta se a tecla Shift estiver pressionada um quadrado perfeito será criado.



Single Row Marquee Tool

Ferramenta Letreiro e Ferramenta Coluna de linha única

Esta ferramenta cria com apenas um clique uma linha ou coluna de 1 pixels de largura em seu documento.


Brinque à vontade!!!
Assim vai aprendendo a trabalhar com a ferramenta Marquee
Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

Diversos materiais postados aqui são de autoria desconhecida, divulgadas livremente em grupos de discussão ou em outros sites e no Google imagens. Mas, se você for proprietário de alguma arte e não queira ver publicado neste blog BASTA SOLICITAR A REMOÇÃO NOS COMENTÁRIOS, ou dizer que é de sua autoria que colocamos os créditos. E, por favor, seja educado pois, se está aqui foi porque foi encontrado em outro lugar na internet sem os créditos. Obrigada!

Various materials posted here are anonymous, disclosed freely in discussion groups or on other sites and Google images. But if you own some art and do not want to see published in this blog JUST ASK FOR REMOVAL IN COMMENTS, or say that it is of his own that put the credits. And please be polite as if here was because it was found elsewhere on the Internet without the credits. Thanks!

Designed By Blogger Templates